LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - FAPE2
O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO PARA QUEM QUER SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO!
Constituem parâmetros do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Pedro II a necessidade do repensar e a busca constante sobre teorias que conduzam, de modo competente, a uma prática pedagógica, que tenha como meta a restauração do conceito de ler e escrever sob a ótica matemática, tendo-os como princípio básico para o desenvolvimento intelectual e humano.
O Curso, por meio de uma sólida formação Matemática e da orientação na área de Educação Matemática, científica e humana, possibilita aos alunos enfrentar os desafios do ensino da Matemática, organizando situações de aprendizagem que favoreçam a construção de conceitos, procedimentos e atitudes, incluindo o uso de novas tecnologias, promovendo debates, socializando as soluções encontradas e sistematizando o conhecimento.
Para que o profissional formado na Faculdade Pedro II possa concluir o Ensino Superior com a experiência necessária, os alunos do Curso de Matemática realizam estágio curricular supervisionado a partir do 6º período. O contexto de sua formação é ampliado pelas relações que se estabelecem cotidianamente com os alunos da Educação Básica do Colégio Pedro II, nas práticas pedagógicas e estágios, que contribuem para a constituição de uma nova visão de formação de professores, que integrados pelo espaço físico vivenciam um trabalho coletivo, envolvendo todos os níveis de ensino. A reflexão sobre a realidade observada gera problematização e projetos de intervenção entendidos como ricas formas de desenvolvimento do Curso.
O grande diferencial do Curso é tornar o aluno capaz de gerenciar os processos de ensinar e aprender Matemática de forma a oferecer aos alunos contribuições para o exercício de sua cidadania, conduzindo-os à convicção de que o conhecimento matemático deve ser acessível a todos e de modo que o seu aprendizado colabore para a superação de preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes nos processos do ensino da Matemática.
O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Pedro II habilita para:
Está, ainda, preparado para desenvolver as seguintes atividades relacionadas ao magistério:
desenvolver softwares educacionais
O Curso, por meio de uma sólida formação Matemática e da orientação na área de Educação Matemática, científica e humana, possibilita aos alunos enfrentar os desafios do ensino da Matemática, organizando situações de aprendizagem que favoreçam a construção de conceitos, procedimentos e atitudes, incluindo o uso de novas tecnologias, promovendo debates, socializando as soluções encontradas e sistematizando o conhecimento.
Para que o profissional formado na Faculdade Pedro II possa concluir o Ensino Superior com a experiência necessária, os alunos do Curso de Matemática realizam estágio curricular supervisionado a partir do 6º período. O contexto de sua formação é ampliado pelas relações que se estabelecem cotidianamente com os alunos da Educação Básica do Colégio Pedro II, nas práticas pedagógicas e estágios, que contribuem para a constituição de uma nova visão de formação de professores, que integrados pelo espaço físico vivenciam um trabalho coletivo, envolvendo todos os níveis de ensino. A reflexão sobre a realidade observada gera problematização e projetos de intervenção entendidos como ricas formas de desenvolvimento do Curso.
O grande diferencial do Curso é tornar o aluno capaz de gerenciar os processos de ensinar e aprender Matemática de forma a oferecer aos alunos contribuições para o exercício de sua cidadania, conduzindo-os à convicção de que o conhecimento matemático deve ser acessível a todos e de modo que o seu aprendizado colabore para a superação de preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes nos processos do ensino da Matemática.
O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Pedro II habilita para:
- Atuar no E. fundamental e Médio.
- No Ensino Profissional.
- Cursos livres.
Está, ainda, preparado para desenvolver as seguintes atividades relacionadas ao magistério:
desenvolver softwares educacionais
- Ser coordenador de área/curso.
- Ser autor de livros didáticos e paradidáticos nas areas correlatas à matemática.
- Organizar projetos de ensino.
- Difundir conhecimentos da área de Matemática/ensino em diferentes contextos educacionais.
- Desenvolver outras atividades em setores técnicos científicos de entidades públicas e privadas, como as de suporte junto aos ramos das Ciências como Economia, Estatística, Física, Lingüística, Sociologia, Informática e outras, nestas desenvolvendo métodos e programas utilizados no controle, difusão e organização de informações.
DIFERENCIAIS DO CURSO
Corpo docente altamente qualificado formado por especialistas na educação matemática, mestres e doutores.
O Curso de Licenciatura em Matemática tem a carga horária total de 3.320 horas, distribuídas da seguinte forma:
- Projeto pedagógico exclusivo e inovador na formação de especialistas para a educação.
- Parceria com o Colégio Pedro II para realização do estágio, atividades práticas, complementares e eventos esportivos e culturais.
- Participação do Programa de Educação e Treinamento para Docentes da Educação Básica do Sistema Pedro II de Ensino.
- Infra-estrutura moderna, salas com data-show, computador com internet com alta velocidade, rede interna e DVD.
- Excelente acervo bibliográfico.
- Salas e espaços pedagógicos.
- Sala de audiovisual e multimeios.
- Laboratório para o ensino de Matemática e para praticas pedagógicas.
- Laboratório de informática.
O Curso de Licenciatura em Matemática tem a carga horária total de 3.320 horas, distribuídas da seguinte forma:
- 2.280 horas de Conteúdos Curriculares de Natureza Cientifico-Cultural
- 400 horas de estágio
- 400 horas de Prática Pedagógica como Componente Curricular.
- 240 horas de Atividades Teórico-Praticas de Aprofundamento.
- Duração: 4 anos - 8 semestres.
- Turno : noturno.
- Número de vagas: 50 por semestre.
Coordenador do curso
Prof. Me. Marcelo de Moura Costa
MATRIZ CURRICULAR
|
|