BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - FAPE2
O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO PARA QUEM QUER SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO!
O curso de Administração é moderno e alia teoria a aplicabilidade. O aluno é preparado para atuar nas diversas áreas da administração para que possam ser excelentes condutores de pessoas e equipes, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e organizações. A Faculdade Pedro II tem como objetivo lançar no mercado de trabalho profissionais diferenciados, competentes, generalistas, ecléticos de espírito crítico e empreendedores, sintonizados com os conhecimentos, tendências e inovações no âmbito das ciências gerenciais e práticas empresariais. Portanto o Curso de Administração da Faculdade Pedro II de Belo Horizonte, enfatiza as áreas administrativas.
DIFERENCIAIS DO CURSO
- Matriz curricular inovadora.
- Projeto Pedagógico sintonizado com o mercado de trabalho.
- Flexibilização curricular.
- Projetos Interdisciplinares.
- Palestras e Debates.
- Articulação entre o ensino e a prática profissional.
- Oficinas de práticas administrativas.
- Acervo bibliográfico exclusivo e atual.
- Corpo Docente formado por mestres e doutores.
- Infra estrutura moderna.
- Laboratório específico.
O BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DA FAPE2 é um profissional em sintonia com o mercado profissional capaz de:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
- Implementar e consolidar projetos em organizações.
- Realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
- Gerir pessoas valorizando o capital intelectual das organizações.
- Desenvolver ferramentas capazes de promover a atuação mercadológica das organizações, no que diz respeito ao preço, produto, ponto e promoção.
- Pautar-se pela ética ao promover julgamentos ou em processos de tomadas de decisões.
- Gerir as mudanças no mercado financeiro e seus impactos na gestão empresarial.
- Atuar com espírito empreendedor e gerenciar seu próprio negocio.
- Trabalhar de forma estratégica.
- Definir diretrizes e valores organizacionais.
- Desenvolver estratégias e planos organizacionais.
- Definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados.
- Otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
O curso de Administração tem como objetivo geral a formação de Bacharéis em Administração, com compreensão crítica da gestão empresarial, referente aos vários ramos das ciências gerenciais, visando implementar práticas de ensino-aprendizagem que fomentem a formação integral do acadêmico, preparando-o para ver, conhecer e transformar a realidade empresarial, de forma responsável e eticamente fundada.
PERFIL PROFISSIONAL
O Curso de Administração da Faculdade Pedro II procura formar um profissional com espírito empreendedor, capacitado a assumir o papel de estrategista, planejador e tomador de decisões nas organizações. Aliar teoria e prática em suas ações, através de uma visão holística, comprometido com a qualidade, meio ambiente, social e ética na sociedade.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso deverá desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor soluções, desenvolver novas soluções em gestão, processos e produtos, assumir riscos e desenvolver novos negócios. Portanto, espera-se que ele possa atuar de maneira efetiva, lógica e flexível dentro das organizações e na sociedade, com uma postura racional e empreendedora. A intenção da Faculdade Pedro II é privilegiar a formação generalista sobre a específica, propiciando aos alunos do curso de Administração o contato com as grandes linhas de pensamento nas ciências humanas que explicam a realidade na qual as empresas se inserem. Julgamos ser importantíssimo o reconhecimento, pelo aluno, das instituições políticas, sociais, econômicas e jurídicas que influenciam a administração de empresas no Brasil.
MATRIZ CURRICULAR
A matriz curricular foi estruturada observando os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Administração. Esses estão relacionados com todo o processo da gestão empresarial, empreendedorismo, relação inter-pessoal, valorização do capital humano nas organizações, vivências empresariais, análises críticas da realidade econômico-financeira e mercadológica das organizações e outras pertinentes ao curso.
Os componentes curriculares se dividem pelos quatro eixos de formação, sendo eles:
Os componentes curriculares se dividem pelos quatro eixos de formação, sendo eles:
- Conteúdos de Formação Básica: Metodologia do Trabalho Científico, Leitura e Produção de Textos, Sociologia das Organizações, Contabilidade, Economia, Psicologia das Organizações, Administração de Sistemas de Informação, Direito, Cultura Organizacional e Ética, Planejamento Tributário.
- Conteúdos de Formação Profissional: Teoria da Administração I e II, Comportamento Organizacional, Teoria das Organizações, Administração de Recursos Humanos, Motivação e Comunicação Organizacional, Mundo do Trabalho e Política Contemporânea, Administração da Produção e Operações, Administração Financeira e Orçamento, Administração Mercadológica, Gestão de Processos e da Qualidade, Logística Empresarial, Projeto e Plano de Negócios, Empreendedorismo, Mercado Financeiro e de Capitais, Gestão de Pessoas, Administração da Logística e Patrimônio, Gestão Estratégica de Custo, Administração de Vendas e Relacionamento, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica de Serviços e Negociação Empresarial e Negócios Internacionais e Comercio Exterior.
- Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: Matemática Aplicada, Jogos e Simulações de Empresas, Estatística e Matemática Financeira.
- Conteúdos de Formação Complementar: Seminários Avançados em Administração I e II, Atividades complementares e as Disciplinas Optativas, Educação Ambiental e Libras.