O Curso de Administração da Faculdade
Pedro II é moderno e alia teoria a aplicabilidade. O aluno é preparado para
atuar nas diversas áreas da administração para que possam ser excelentes condutores de
pessoas e equipes, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e
organizações. A Faculdade Pedro II tem como objetivo lançar no mercado de trabalho
profissionais diferenciados, competentes, generalistas, ecléticos de espírito crítico e
empreendedores, sintonizados com os conhecimentos, tendências e inovações no âmbito
das ciências gerenciais e práticas empresariais. Portanto o Curso de Administração da
Faculdade Pedro II de Belo Horizonte, enfatiza as áreas administrativas.
DIFERENCIAIS DO CURSO
• Matriz curricular inovadora.
• Projeto Pedagógico sintonizado com o mercado de trabalho.
• Flexibilização curricular.
• Projetos Interdisciplinares.
• Palestras e Debates.
• Articulação entre o ensino e a prática profissional.
• Oficinas de práticas administrativas.
• Acervo bibliográfico exclusivo e atual.
• Corpo Docente formado por mestres e doutores.
• Infra estrutura moderna.
• Laboratório específico.
O BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DA FAPE2 é um profissional
em sintonia com o mercado profissional capaz de:
• Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente,
introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e
generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o
processo da tomada de decisão.
• Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional,
inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou
intergrupais.
• Implementar e consolidar projetos em organizações.
• Realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas,
gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
• Gerir pessoas valorizando o capital intelectual das organizações.
• Desenvolver ferramentas capazes de promover a atuação mercadológica das
organizações, no que diz respeito ao preço, produto, ponto e promoção.
• Pautar-se pela ética ao promover julgamentos ou em processos de tomadas de
decisões.
• Gerir as mudanças no mercado financeiro e seus impactos na gestão empresarial.
• Atuar com espírito empreendedor e gerenciar seu próprio negocio.
• Trabalhar de forma estratégica.
• Definir diretrizes e valores organizacionais.
• Desenvolver estratégias e planos organizacionais.
• Definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados.
• Otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
O curso de Administração tem como objetivo geral a formação de Bacharéis em
Administração, com compreensão crítica da gestão empresarial, referente aos vários
ramos das ciências gerenciais, visando implementar práticas de ensino-aprendizagem
que fomentem a formação integral do acadêmico, preparando-o para ver, conhecer e
transformar a realidade empresarial, de forma responsável e eticamente fundada.
PERFIL PROFISSIONAL
O Curso de Administração da Faculdade Pedro II procura formar um profissional com
espírito empreendedor, capacitado a assumir o papel de estrategista, planejador e
tomador de decisões nas organizações. Aliar teoria e prática em suas ações, através de uma visão holística, comprometido com a qualidade, meio ambiente, social e ética na
sociedade.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso deverá desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor
soluções, desenvolver novas soluções em gestão, processos e produtos, assumir riscos e
desenvolver novos negócios. Portanto, espera-se que ele possa atuar de maneira efetiva,
lógica e flexível dentro das organizações e na sociedade, com uma postura racional e
empreendedora. A intenção da Faculdade Pedro II é privilegiar a formação generalista
sobre a específica, propiciando aos alunos do curso de Administração o contato com as
grandes linhas de pensamento nas ciências humanas que explicam a realidade na qual as
empresas se inserem. Julgamos ser importantíssimo o reconhecimento, pelo aluno, das
instituições políticas, sociais, econômicas e jurídicas que influenciam a administração
de empresas no Brasil.
MATRIZ CURRICULAR
A matriz curricular foi estruturada observando os conteúdos essenciais para o Curso de
Graduação em Administração. Esses estão relacionados com todo o processo da gestão
empresarial, empreendedorismo, relação inter-pessoal, valorização do capital humano
nas organizações, vivências empresariais, análises críticas da realidade econômicofinanceira e mercadológica das organizações e outras pertinentes ao curso.
Os componentes curriculares se dividem pelos quatro eixos de formação, sendo eles:
• Conteúdos de Formação Básica: Metodologia do Trabalho Científico, Leitura e
Produção de Textos, Sociologia das Organizações, Contabilidade, Economia,
Psicologia das Organizações, Administração de Sistemas de Informação, Direito,
Cultura Organizacional e Ética, Planejamento Tributário.
• Conteúdos de Formação Profissional: Teoria da Administração I e II,
Comportamento Organizacional, Teoria das Organizações, Administração de
Recursos Humanos, Motivação e Comunicação Organizacional, Mundo do Trabalho
e Política Contemporânea, Administração da Produção e Operações, Administração
Financeira e Orçamento, Administração Mercadológica, Gestão de Processos e da
Qualidade, Logística Empresarial, Projeto e Plano de Negócios, Empreendedorismo, Mercado Financeiro e de Capitais, Gestão de Pessoas, Administração da Logística e
Patrimônio, Gestão Estratégica de Custo, Administração de Vendas e
Relacionamento, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica de Serviços e
Negociação Empresarial e Negócios Internacionais e Comercio Exterior.
• Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: Matemática Aplicada,
Jogos e Simulações de Empresas, Estatística e Matemática Financeira.
• Conteúdos de Formação Complementar: Seminários Avançados em
Administração I e II, Atividades complementares e as Disciplinas Optativas,
Educação Ambiental e Libras.